Filho de Valdir Aparecido Ferreira Martinelli e Inês Pereira de Almeida Martinelli, tem Rodrigo como irmão mais velho e Érica, irmã caçula, mãe de seu sobrinho Bryan. Gustavo Martinelli nasceu na Vila Comercial e foi criado na Vila Maringá, onde residem até hoje seus pais.
Durante o ensino fundamental, Martinelli foi líder estudantil ainda na 7.ª série, na Escola Estadual Dr. Rafael Mauro, na vila Maringá. No ano seguinte, participou das eleições para o grêmio estudantil, sendo indicado para presidente de uma das duas chapas que concorreriam ao pleito. O resultado foi surpreendente: de 500 alunos, 409 votaram na chapa que o tinha como presidente.
No ano de 2002, Gustavo ingressou no ensino médio, na escola Professora Joceny Vilela Curado, na Vila Comercial. Foi eleito novamente presidente do grêmio estudantil com uma votação expressiva: de 1.200 alunos, 900 votaram em Martinelli. E foi aí que sua vocação política entrou em evidência!
Gustavo ultrapassou as divisas escolares e tornou-se líder comunitário na região sul da cidade. Reivindicava melhorias no trânsito, organizava mutirões, festas populares, promovia eventos de arrecadação, abaixo assinados e reformas.
Durante o dia, Gustavo andava pela cidade coletando sucata com seu pai para auxiliar nas despesas domésticas. Durante a noite, trabalhava em uma pizzaria na vila São Sebastião.
Seguindo o sonho de constituir família, Gustavo Martinelli começou a namorar Ellen Camila, sua vizinha e amiga de infância, ainda no ano de 2006. O namoro durou 7 anos e meio, até que decidiram ficar noivos e casaram-se no dia 17 de janeiro de 2015, indo residir no Jardim Ipanema, próximos ao bairro onde nasceram. São pais do pequeno Arthur.
PRIMEIRA CANDIDATURA
Com a confiança da comunidade, o apoio dos professores e o incentivo dos vizinhos, Gustavo despertou o interesse das frentes políticas da cidade. A convite do saudoso Ary Fossen, na época candidato a prefeito, concorreu pela primeira vez ao posto de vereador, ainda em 2004. Obteve expressiva votação, não suficiente para elegê-lo, mas que o colocou como suplente.
No ano seguinte, Gustavo aceitou o convite para ser administrador do Complexo Esportivo Dal Santo, na Vila Rami. Durante sua atuação como administrador, conquistou a grande reforma do centro esportivo, elevando o campo de futebol do Dal Santo ao posto de melhor gramado do interior do estado. Criou festas junto aos professores e alunos da ginástica, como a “Festa da Primavera”, que se tornou uma das mais tradicionais festas da cidade. Criou também a ”Copa Jundiaí de Futsal” junto ao professor Regis Bellodi, dentre outras importantes conquistas.
PRIMEIRO MANDATO
No ano de 2008, Martinelli foi eleito o vereador mais votado pelo PSDB, com 3.081 votos, para a 15.ª Legislatura (2009/2012).
Durante o mandato, nunca se esquivou de nenhuma discussão, por mais polêmica que fosse. Assim, votou contra o aumento de 62% nos salários dos vereadores, fazendo prevalecer a vontade popular e o bom uso do dinheiro público. Fiscalizava o executivo, independentemente de partido político. Com seu gabinete sempre de portas abertas para a população, Gustavo ouviu o povo, foi até os bairros, conheceu os problemas de perto e conquistou melhorias significativas para a população.
Destacou-se também por conseguir verba de 1 milhão de reais, junto ao então Deputado Estadual Ary Fossen para o início das obras do Complexo Esportivo da Vila Comercial, tão esperado pelos moradores daquela região. Levou também entretenimento para as crianças por intermédio do projeto “Anima Bairro”, que promovia diversos eventos na região, com o apoio do comércio local.
Elaborou mais de 3 mil ofícios e indicações cobrando o poder executivo, criou projetos de lei e sempre prestou contas do seu trabalho através do jornal “Boletim do Bairro”.
Foi 3º. Secretário da Mesa Diretora da Câmara, biênio 2009/2010, e também presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Turismo-CECET; membro da de Economia, Finanças e Orçamento-CEFO; de Obras e Serviços Públicos-COSP e de Defesa do Meio Ambiente-CDMA.
SEGUNDO MANDATO
Com o trabalho reconhecido pela população no seu primeiro mandato, Martinelli é reeleito para a 16.ª Legislatura (2013/2016) e surpreende Jundiaí mais uma vez com a expressiva votação de 5.118 votos, tornando-se o mais votado entre os 409 candidatos que disputaram as eleições de 2012 e um dos mais votados da história de Jundiaí.
O desafio foi ser oposição durante o segundo mandato. Uma oposição que construísse e não apenas criticasse. Diante desse novo cenário, Martinelli adquiriu novas experiências e se tornou uma oposição que trabalhou cada vez mais em favor de Jundiaí.
Na 16.ª Legislatura foi membro, no biênio 2013/2014, da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo e da Comissão de Participação Legislativa. No biênio 2015/2016, membro da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo.
TERCEIRO MANDATO
Gustavo Martinelli foi novamente reeleito sendo o vereador mais votado do município. Além disso, desta vez, com 7.217 votos, foi o mais votado da história de Jundiaí. Iniciou a 17ª Legislatura (2017/2020) eleito o Presidente da Câmara para o biênio 2017/2018. No biênio 2019/2020 foi membro das comissões de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo; e de Políticas Urbanas e Meio Ambiente.
Em 2018, candidatou-se a Deputado Estadual, obtendo 47.812 votos.
Em 13 de março de 2020, comunicou oficialmente a Câmara Municipal sobre sua desfiliação do PSDB.