Cristiano Lopes é nascido em Jundiaí, casado e pai de duas meninas. Formado em gestão de empresas e pós-graduado em Governança e Inovação no Serviço Público, ele é empresário e piloto profissional de motocross. Iniciou no esporte aos 14 anos e figura no ranking dos grandes ídolos do Brasil na modalidade.
Ao longo da carreira, conquistou 18 títulos paulistas, cinco Campeonatos Brasileiros, além de ter sido campeão latino-americano e campeão sul-americano de Motocross. Cristiano Lopes também representou o país em três edições do "Motocross das Nações", realizadas na Bélgica, Inglaterra e Brasil. Em 2024, completou 34 anos de carreira profissional.
Por conta da experiência como gestor de empresas e também no esporte, foi convidado em 2013 para assumir a Secretaria de Esportes e Lazer de Jundiaí. Durante quatro anos, fez dobrar o número de atendimentos das escolinhas da Prefeitura, que saltou de 70 mil para 141 mil - um recorde absoluto. Além disso, criou seis programas voltados à prática esportiva, entre eles o “Zumba nos Bairros”, “Circuito do Esporte”, “Torcendo por Jundiaí” e “Energiza”.
Em 2016, participou da primeira eleição para vereador e graças à história de vida, comprometimento com as causas públicas e o trabalho desenvolvido, foi eleito com 2.669 votos. Em 2020, foi reeleito com 3.533 votos. Em 2021, foi convidado para assumir a Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia na Prefeitura de Jundiaí, onde também trilhou um caminho de muito trabalho e conquistas para o empreendedorismo local - principalmente para os pequenos e microeempreendedores.
Responsável pelo programa Jundiaí Empreendedora e por ações de impacto direto na vida das pessoas, como a FENS (Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços) e o programa de formação profissional Qualifica Jundiaí, Cristiano Lopes ajudou Jundiaí a se tornar atualmente a sétima economia do Estado de São Paulo e a 18ª maior economia do Brasil.
Somente na FENS foram mais de 2 mil pequenos e microempreendedores participantes, que juntos movimentaram R$ 9,1 milhões e um público superior a 160 mil pessoas em seis edições no Parque Comendador Antônio Carbonari e duas nos bairros Eloy Chaves e Colônia. Na sua gestão, a cidade também teve o inédito Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Internacionalização, que vai nortear os passos do desenvolvimento econômico e social nos próximos anos.
Em 2024, conquistou uma das maiores votações entre os candidatos a vereador de Jundiaí, totalizando 5.392 votos pelo PP (Partido Progressista) - 102% a mais em relação à primeira disputa - e ratificou sua liderança política no município.